"O amor não envergonha, não rejeita. O amor incita a crescer, inovar, criar.
O amor transforma, aflora sentimentos nobres".







 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Uma Vírgula na História de Governador Valadares By Jade da Rocha

Ao contrário de anos de defamação da mídia brasileira em especial a Rêde Globo contra a cidade de Governador Valadares ou Valadolares em ocasião à exportação de mão de obra brasileira para o exterior, a cidade de Governador Valadares vai muito bem, obrigado.

Colocando moral na história de Governador Valadares- Os Valadarenses não invadiram os Estados Unidos como foi mencionado em vários artigos, desde a TV Globo até o New York Times. Mas, sim uma consequência do relacionamento dos Valadarenses com a procura de pedras preciosas e semi-preciosas dos "gringos"e europeus na cidade de Governador Valadares. Foram eles que começaram a contratar lapidadores da região para trabalhar no exterior desde a década de 60. Na verdade, foram os Americanos, europeus, judeus joaleiros que descobriram Governador valadares.

Governador Valadares corresponde a uma faixa 25% das exportações de pedras preciosas e semipreciosas de Minas Gerais.

Sede do "Brazil Gem Show", feira de pedras preciosas que atrai visitantes de todo o planeta.

A Rua Peçanha (esquina dos aflitos) está cheia de pedristas por todo lado, onde você compra pedras preciosas no meio da rua o ano inteiro.

Por ser o centro físico e geográfico do leste mineiro a cidade de Governador Valadares pagou o pato por faucatruas da redondeza e sem deixar de incluir o Rio de Janeiro onde é localizado o Consulado Americano mais utilizado pelos Mineiros.. Genteeeeee a cidade de Governador Valadares nunca teve consulado então fica claro que os vistos não saiam de lá. A coisa cresceu e por causa das negociacões e "contatos diretos" muita gente de todo o Brasil pôde começar uma vida nova no exterior através da terrinha.

Por favor, a cidade já tinha influência Nova Yorquina desde a década de 70. Quem não se lembra da New York Disco? Em pleno o Vale do Rio Doce, chegaram de Nova York Ivanil Tassis, Roberto White juntamente com Jorge Zambom e aventuraram na abertura da "New York", foi um boom na noite mineira sendo qualificada como uma dos melhores "points" noturnos do Estado de Minas Gerais naquela época. A partir daí, a cidade tomou um novo rumo e o progresso bateu na porta da cidade através do trabalho árduo
e sacrifício dos Valadarenses que espalharam pelos quatro cantos do planeta.

Do qual, hoje em dia o Brazil tem uma nova leva de transplantes migratórios por causa da cidade de Governador Valadares em decorrência à volta de milhares de brasileiros que retornaram ao país com suas perspectivas famílias de diferentes raças. Comparando-se somente á época dos europeus no nordeste do Brasil, os italianos em São Paulo e os europeus no sul do país.

Talves por causa de um sol de rachar ou aquele meteoro do planeta Marte que caiu em GV, do qual foi encontrada por um garimpeiro em 1958; os valadarenses podem ser considerados um pouco marcianos... o famoso " Pico da Ibituruna " com 1.123 metros de altitude acima do nível do mar, onde as maiores feras de vôo livre do planeta tem a sensação orgásmica de sobrevoar a cidade.

Palco do campeonato mundial de Vôo Livre e hoje uma das plataformas de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Vôo Livre.

Os Valadarenses têm uma mente aberta e é uma cidade de jovens devido as várias universidades. O mulheril de Valadares é reconhecido pelas belas pernas e beleza mineira.

Pela falta de oportunidades industriais os Valadarenses têm que sobreviver dando pulinhos
e fazendo de cada cidadão pequenos e grandes empresários com visão de risco, aventureiros genuínos.

A agropecuária é um dos fortes da região e acontece no mês julho a Expoagro considerada o maior evento agropecuário do Vale do Rio Doce.

É tambem sede da Expolest, GV Folia, o TIM Valadares Jazz Festival e a famosa Festa da Fantasia uma das maiores do Brasil.

Quem nunca praticou canoagem nas correntezas do Rio Doce até a água de Côco não experimentou Valadares.

E quem nunca ouviu falar do "Landinho", realmente não conhece Valadares.

Quem nunca foi até as 3 árvores na Ibituruna nem sabe do que estou referindo e no mais quem nunca se jogou do topo da Ibituruna a mêrce dos bolsões de ar quente ( consideradas as melhores do mundo) em uma asa-delta ou paraglider não sabe as delicias que a cidade oferece.

Ahhhh mas, aquela imagem conturbada da cidade, são águas passadas a cidade de Governador Valadares por outro lado é uma fábrica de gênios e celebridades.

$$$ Sebastián Cuattrin é um transplante argentino com o coração valadarense, 17 vezes campeão pan-americano de canoagem, 22 vezes campeão sul-americano e 103 vezes campeão brasileiro em várias modalidades de canoagem.

$$$ A modelo Camila com antecedência Valadarense, conquistou Hollywood e também o coração do ator Hollywoodiano Matthew Mcconaughey.

$$$ O Psiquiatra Dr. Jair Soares, sendo considerado hoje um dos cérebros do Transtorno bipolar nos Estados Unidos e professor internacionalmente reconhecido.

$$$ O cantor e compositor Zé Geraldo é tambem um transplante Valadarense.

$$$ Eike Fuhrken Batista considerado hoje o homem mais rico do Brasil e o Oitavo bilionário do mundo com uma fortuna estimada em $27 bilhões de dólares, é natural de Governador Valadares, filho de Eliezer Batista também considerado cérebro brilhante.

$$$ A eterna ternurinha da jovem guarda- a cantora Wanderléa é natural de Governador Valadares.

$$$ O garimpeiro Jonas de Souza Lima, que em 1978 encontrou quatro agregados cristalinos com rubelitas.
Dos quais chamou de Flor-de-Lis- 50 kg; o Tarugo-80 kg; o Foguete-120 kg e a Joninha-320 kg.

$$$ E não poderia deixar de citar Vivi Rocha, escritora e editora da Revista Mundo em Estilo.


E a lista vai crescendo... Bemvindos ao calor da cidade, uma média de 36°C , muita água para não desidratar.


$$$ Governador Valadares é PLU$

Nenhum comentário:

Postar um comentário