"O amor não envergonha, não rejeita. O amor incita a crescer, inovar, criar.
O amor transforma, aflora sentimentos nobres".







 

domingo, 14 de março de 2010

O Nascimento da Capoeira by Jade da Rocha






Miami - São inúmeras as narrações e pontos de vista baseados na história da capoeira; mesmo rodeada de documentos, é mesmo assim uma lenda cuja origem é difícil de comprovar com exatidão, e é esta especulação cheia de mistérios que faz com que a capoeira seja uma arte diferente de todas as outras artes marciais.

A história da capoeira começa a partir do descobrimento do Brasil, quando os portugueses começaram a trazer escravos da África, durante o século XVI, para trabalharem em plantações de algodão e de cana-de-açúcar, substituindo os índios brasileiros, indomáveis, que fugiam do trabalho para a floresta.

Os africanos da Äfrica ocidental foram forçados a deixar sua terra nativa para serem explorados e castigados no novo mundo, trazendo consigo a religião e a cultura, vivendo em locais chamados "senzalas". Com o passar do tempo, devido à necessidade, uniram-se e começaram a criar uma forma de defesa pessoal, uma forma de luta a qual chamaram de "capoeira", sendo que para praticá-la, faziam rodas festivas para enganarem os senhores de engenho, dançando e e cantando como se estivessem celebrando. Assim nasceu a capoeira, segundo a lenda mais conhecida, originada no século XVII.


Artigo publicado na Revista Mundo em Estilo em 03.14.2010 em Mídia Social-PLUS by Jade da Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário