"Luxury is my business “







Friday, August 17, 2007

A IMORTAL RITA LEE!!! by Jade da Rocha

Com o nascimento da ERA TROPICALIA;
 uma revolução musical iniciada por Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé,Gilberto Gil, Rogerio Duprat e outros....a música popular brasileira ganha um dos maiores talentos musicais; Rita Lee. E nos passamos a ser uma geração que nasceu com Rita Lee......
Rita Lee consegue transpor através da música sua maneira diferente de pensar, agir e de viver. Um mix de rock pauleira ,romântico e bossa nova.
Desde meados de 1963 entre uma banda e outra Rita Lee põe o pé na estrada com os Mutantes (1966 / 1972) e participa de varios festivais de música brasileira . Chegou a gravar 6 discos com os Mutantes. Entre 1970 e 1972, grava 2 albuns solo onde acontece seu primeiro grande sucesso com a música "José" entre outros.
Em meados de 1973 Rita Lee lança a Banda Tutti Frutti (1973 / 1978) e lança o disco ""Fruto Proibido" que é considerado o melhor disco de rock nacional de todos os tempos.
Atingiu o ápice de sua carreira , produzindo grandes shows por todo o Brasil e se torna "Rita Superstar." Com sua eletricidade no palco,sua maneira inigualável de cantar e através da musica consegue libertar várias gerações de grilos até entao impostos por uma sociedade decadente...abre uma visão de novos valores e a liberdade de expressão.
Ela conquistou o Brasil com seu jeito eclético de ser. transformando o gênio em estrela.
Explode com "Ovelha Negra" acompanhada de "Esse Tal de Rocknroll", "Coisas da Vida", "Jardins da Babilônia", Miss Brasil 2000", "Agora so falta você", "Eu e meu gato"...
Juntamente com a Banda Tutti Frutti ela gravou 4 discos sendo o último deles "Babilônia" em 1978.
Neste meio tempo no ano de 1977 Rita Lee cai na estrada com o show "Refestança", juntamente com Gilberto Gil do qual se transforma em disco ao vivo algum tempo depois.
Naquela época Roberto de Carvalho fazia parte da banda de Ney Matogrosso e assim inicia o romance entre Rita Lee e Roberto de Carvalho, começando assim uma nova fase em sua carreira na qual fomos agraciados com obras primas deste amor.
Com a ditadura que dominava o Brasil desde 1964, com varios exílios e vetos...Rita Lee é presa em sua residência no ano de 1976 acusada de porte de drogas.
Lembro como se fosse hoje....foi um escândalo geral ; afinal alguém tinha que estar na linha de frente, mas escolheram a pessoa errada para isto. Rita Lee estava grávida de 3 meses e o país inteiro fica indiginado com as medidas tomadas.
O sensacionalismo durou um mes entre o DEIC e o presídio do Hipódromo e após foi condenada a regime domiciliar pelo período de um ano.
Uma vergonha!
E como não poderia ser diferente, acontece o lancamento do compacto "Arrombou a Festa" em parceria com Paulo Coelho. Que marca uma nova era na música brasileira.
Em 1981 juntamente com Roberto de Carvalho acontece o album "Saúde"...
Com sucessos como "Atlântida", "Banho de Espuma", "Mutante"......como mutante no fundo sempre sozinho.......adoro!
Uma época de inspiracao e consciência em "Flaga". "Cor de Rosa Choque", "Só de você", "On the Rocks", "Desculpe o Auê", "Virus do Amor", "Caso Sério"...
Apos 14 anos de parceria musical Rita Lee e Roberto de Carvalho seguem solo e Rita lança o show "Bossa'n'roll", em formato precursor que hoje chamamos de acústico.
Sucesso absoluto!
Em 1995 o grupo de rock "Rolling Stones" inicia uma turnê no Brasil e Rita Lee e convidada para abertura. E juntamente com Roberto de Carvalho lotam os estádios do Pacaembú em São Paulo e Maracanã no Rio.
Começam a fazer shows por todo o Brasil e lançam o CD ao vivo "A marca da Zorra".
Em 1996, após 20 anos de relacionamento Rita e Roberto oficializam a união.
Em 1997 lança o CD "Santa Rita de Sampa".
Em 1998 surge o CD "Acústico MTV" com participação especial de Milton Nascimento, Paula Toller, Cassia Eller e Titãs...O maior $ucesso!!!
Rita Lee vive sempre uma geração à frente dos seres normais do planeta e em 2000.
Lança "3001" produzido por Roberto de Carvalho e alcança o título de melhor disco de Rock no Grammy Latino em 2001.
Vários músicos de peso gravaram músicas de Rita tais quais; Caetano Veloso, Elis Regina, João Gilberto, Maria Betânia, Simone, Gilberto Gil, Marisa Monte, Gal Costa, Paula Toller, Gloria Estefan, Ney Matogrosso, Zelia Duncan, Milton Nascimento, Paul Mauriat, Henri Salvador, Zizi Possi, Yael Levy, Marina Lima entre varios...
O mito Rita Lee supera todas as expectativas como cantora, compositora, escritora, cinema e no vácuo do tempo ficamos a pensar......Alô, Alô Marciano....aqui quem fala é da terra........

- Jade Da Rocha 

$$$ Informações obtidas da Biografia de Rita Lee

No comments:

Post a Comment